OESTE DO PARÁ
O Projeto Forte Mais Gestão, uma parceria entre o Instituto Federal do Pará (IFPA Campus Santarém e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), segue em ritmo acelerado com ações voltadas ao fortalecimento de empreendimentos comunitários e cooperativos na região Oeste do Pará.
Desde o início do mês de agosto, as equipes compostas por coordenação, analistas e bolsistas, estão em campo para desenvolverem mais uma etapa do projeto nos municípios de Placas, Santarém, Rurópolis e Uruará.
Essa etapa consiste na parte devolutiva e validação de planos de ação junto às organizações locais.
De acordo com Andreos Leite, analista do Projeto, essa etapa atual sucede o diagnóstico realizado anteriormente no qual foram mapeadas as demandas das organizações e o estágio de desenvolvimento dos empreendimentos. “As etapas de diagnóstico foram realizadas, onde foram ampliadas as demandas das organizações, dos empreendimentos e também a situação dos aspectos legais, tributários, jurídicos, que do desenvolvimento desses empreendimentos. Nós estamos fazendo agora a devolutiva do que foram essas análises e desenvolvemos uma proposta de enfrentamento”, destaca Andreos.
A proposta de enfrentamento e plano de ação envolve capacitações e assessoria em cinco pilares: organização social, produção, gestão, agregação de valor e verticalização de cadeia, e mercado, sendo realizada a validação e planejado o cronograma executivo.

para a nossa equipe e de conhecimento também".
As associações e cooperativas que têm a frente a atuação das mulheres também têm sido um diferencial do Projeto, a exemplo da Cooperativa de Mulheres Dom Oscar Romero Agroindústria (Conduru Fruits), localizada no município de Uruará, que recebeu nesta terça-feira (19) a equipe do Projeto.
Bruno Almeida, coordenador de área do Projeto Forte Mais Gestão ressalta que a atividade foi muito boa e algumas estratégias foram traçadas. “Estamos presente em Uruará, na cooperativa de mulheres e traçamos algumas estratégias que já vão iniciar na segunda-feira. O pessoal está bem animado com o projeto e a gente espera colher bons frutos”.
Para Luana Santos, que faz parte da gestão financeira da Cooperativa, a iniciativa do projeto é um aprendizado importante e de fortalecimento para o empreendimento. “Foi um momento de muito aprendizado e de fortalecimento para a nossa equipe e de conhecimento também. O projeto está de parabéns pela forma como repassam o conhecimento e só temos a agradecer por esse momento”.
A equipe também já esteve em campo acompanhando os seguintes empreendimentos: Associação Comunitária Panorama (Placas) e Cooperativa de trabalho dos produtores da agricultura familiar de Rurópolis, Associação de Mulheres Trabalhadores Rurais de (AMTR) de Santarém, Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará (CCAMPO)
Os demais empreendimentos estão recebendo visitas técnicas e devolutivas durante este mês de agosto.
As atividades previstas para os próximos meses buscam promover o protagonismo dos associados e cooperados, contando com o suporte técnico contínuo de analistas, bolsistas e coordenadores do projeto.
Comentários