MEIO AMBIENTE
Uma embarcação que vai sair do Amazonas e atracar em Belém para a COP 30. Essa é a Caravana Iaraçu, uma cooperação científica e cultural entre a França e o Brasil.
O projeto busca reunir cientistas, comunidades locais, escolas, associações e instituições públicas em um espaço participativo e inclusivo, e é voltado a estudos e trocas de experiências e saberes sobre mudanças climáticas, biodiversidade e desafios globais.
A Caravana partirá do Amazonas com destino a Belém, no dia 28 de outubro, e fará escala em várias cidades e comunidades ribeirinhas: Manaus, Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Alter do Chão, Almeirim, Porto de Moz, Gurupá, Breves e Belém.
A iniciativa é uma parceria promovida pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), pela Embaixada da França no Brasil, pelo Centro Franco-Brasileiro para a Biodiversidade Amazônica (CFBBA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI).
Saiba mais sobre o projeto na matéria publicada em ufpa.br (link na bio ou no destaque “ufpa.br”)
Esta ação se relaciona com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU): Nº 7 Energia limpa e acessível; Nº 11 Cidade e Comunidades Sustentáveis; Nº 12 Consumo e Produção Responsáveis; Nº 13 Ação contra a Mudança Global do Clima; Nº 14 Vida na Água; Nº 15 Vida terrestre;
Foto: Alex Silva
Comentários